Bactérias despontam na produção de biocombustíveis

”]

Duas pesquisas independentes, que acabam de ser divulgadas nos Estados Unidos, mostram que as bactérias geneticamente modificadas logo poderão ser mais importantes do que as plantas usadas para a produção de biocombustíveis.

Biocombustível perfeito

Pesquisadores da Universidade da Califórnia modificaram geneticamente uma cianobactéria para fazê-la consumir dióxido de carbono e produzir o combustível líquido isobutanol, que tem grande potencial como alternativa à gasolina.

Para completar esse quadro, que até parece bom demais para ser verdade, a reação química para produção do combustível é alimentada diretamente por energia solar, através da fotossíntese.

O processo tem duas vantagens para a meta global de longo prazo de se alcançar uma economia sustentável, que utilize energia mais limpa e menos danosa ao meio ambiente.

Em primeiro lugar, ele recicla o dióxido de carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa resultantes da queima dos combustíveis fósseis.

Em segundo lugar, ele usa energia solar para converter o dióxido de carbono em um combustível líquido que pode ser usado na infraestrutura de energia já existente, inclusive na maioria dos automóveis.

Desconstrução da biomassa

As atuais alternativas à gasolina, o que inclui os biocombustíveis derivados de plantas ou de algas, exigem várias etapas intermediárias antes de gerar os combustíveis utilizáveis.

“Esta nova abordagem evita a necessidade de desconstrução da biomassa, quer no caso da biomassa celulósica, quer na biomassa de algas, algo que representa uma grande barreira econômica para a produção de biocombustíveis hoje”, disse o líder da equipa James C. Liao. “Portanto, [nossa biotecnologia] é potencialmente muito mais eficiente e menos dispendiosa do que as abordagens atuais.”

Transformando CO2 em combustível

Usando a cianobactéria Synechoccus elongatus, os pesquisadores primeiro aumentaram geneticamente a quantidade da enzima RuBisCo, uma fixadora de dióxido de carbono. A seguir, eles juntaram genes de outros microrganismos para gerar uma cepa de bactérias que usa dióxido de carbono e luz solar para produzir o gás isobutiraldeído.

O baixo ponto de ebulição e a alta pressão de vapor do gás permitem que ele seja facilmente recolhido do sistema.

As bactérias geneticamente modificadas podem produzir isobutanol diretamente, mas os pesquisadores afirmam que atualmente é mais fácil usar um processo de catálise já existente e relativamente barato para converter o gás isobutiraldeído para isobutanol, assim como para vários outros produtos úteis à base de petróleo.

Segundo os pesquisadores, uma futura usina produtora de biocombustível baseada em suas bactérias geneticamente modificadas poderia ser instalada próxima a usinas que emitem dióxido de carbono – as termelétricas, por exemplo. Isto permitiria que o gás de efeito estufa fosse capturado e reciclado diretamente em combustível líquido. Para que isso se torne uma realidade prática, os pesquisadores precisam aumentar a produtividade das bactérias e diminuir o custo do biorreator.

Bactérias autodestrutivas A equipe da Universidade do Estado do Arizona também usou a genética e as cianobactérias fotossintéticas, mas em uma abordagem diferente.

O grupo do professor Roy Curtiss usou os genes de um bacteriófago – um microrganismo que ataca bactérias – para programar as cianobactérias para se autodestruírem, permitindo a recuperação das gorduras ricas em energia – e dos seus subprodutos, os biocombustíveis.

Segundo Curtiss, as cianobactérias são fáceis de manipular geneticamente e têm um rendimento potencialmente maior do que qualquer planta atualmente utilizada como fonte para os biocombustíveis capazes de substituir a gasolina ou o diesel.

Mas, para realizar esse potencial, é necessário colher as gorduras dos micróbios, o que atualmente exige uma série de reações químicas muito caras.

Otimização

Para fazer as cianobactérias liberarem mais facilmente sua preciosa carga de gorduras, Curtiss e seu colega Xinyao Liu, inseriram nelas os genes dos bacteriófagos, que são controlados pela simples adição de quantidades-traço de níquel no seu meio de cultura.

Os genes dos invasores dissolvem as membranas protetoras das cianobactérias, fazendo-as explodir como um balão, liberando as gorduras.

A solução também não é definitiva, mas os pesquisadores já contam com um financiamento de US$5,2 milhões nos próximos dois anos para otimizar a reação e aumentar seu rendimento.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=bacterias-producao-de-biocombustiveis&id=010115100125&ebol=sim

Anúncios

2 responses to this post.

  1. Posted by Missao Tanizaki on 26/01/2010 at 7:26 pm

    Bactérias despontam na produção de biocombustíveis & AGUAPÉ

    Essas Bactérias, além de apresentar RISCOS ao Meio Ambiente & Biodiversidade, elas servirão apenas para Produzir os Bio-combustíveis que permanecerão nas MÃOS das MULTINACIONAIS que correm atrás de LUCROS à qualquer CUSTO.

    O AGUAPÉ é o Grande Amigo do PLANETA TERRA porque, somente ELE tem POTENCIALIDADE para substituir toda a Produção do Petróleo MUNDIAL.

    O AGUAPÉ, também, pode reduzir o Gás Carbônico da Atmosfera, mas, além disso, é o ÚNICO que pode reduzir todas as demais POLUIÇÕES que compromentem a Qualidade das ÁGUAS das NASCENTES / LAGOS / RIOS /MARES.

    O AGUAPÉ, também, pode ser utilizado para a RECUPERAÇÃO das Áreas DEGRADAS / DESÉRTICAS, devolvendo o CARBONO para o SOLO que contribuirá para resgatar Flora Microbiológico do Solo sem Vida.

    O AGUAPÉ é um PRODUTO NATURAL ÚNICO que serve para reverter os GRANDES ERROS da HUMANIDADE, como das POLUIÇÕES, as QUESTÕES do Meio Ambiente & Biodiversidade e, em ESPECIAL, as QUESTÕES relacionadas ao Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    NOTA: porque poucos internautas apresentam seus COMENTÁRIOS ? ? ? ? ? – seus trabalhos só terão sentido com os COMENTÁRIOS ! ? ! ? ! ? ! ? ! ?

    RECOMENDA-SE: |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| |Princípios Éticos do Desenvolvimento Sustentável| | | |

    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Responder

  2. Posted by Missao Tanizaki on 07/06/2011 at 10:26 am

    Quais são os ABSURDOS a serem COMBATIDOS ? ? ? ? ?

    Prezado Colegas Interessados pelo AGUAPÉ,

    Alguns anos atrás EU, Missao Tanizaki, afirmei que o BIODIESEL de MAMONA era Um TIRO no PÉ – NÃO demorou e então se noticiou: Governo Enterra de Vez BIODIESEL feito só com MAMONA.

    Com o AGUAPÉ a VERDADE, também, começa a AFLORAR, mas de Forma POSITIVA – demorou muito mais do que EU podia imaginar, mas como sou PERSISTENTE, hoje posso afirmar que o Grande AMIGO, Jornalista MONTEZUMA é um dos Grandes RESPONSÁVEIS pelo FUTURO BRILHANTE do AGUAPÉ. Para confirmar o exposto, basta realizar uma Busca utilizando– se a Palavra Chave: “Aguapé””Missao Tanizaki” e verificar como cresceu o interesse na Divulgação do TRABALHO do Nosso Amigo.

    TUDO neste BRASIL / MUNDO pode MELHORAR, inclusive o Seu Ganha PÃO ! ! ! ! ! !

    Para que isso ocorra EU, Missao Tanizaki, recomendo:

    1) Investir CORRETAMENTE: PRINCIPALMENTE no seu Próprio Desenvolvimento PESSOAL, certo que as outras NECESSIDADES, também serão CONTEMPLADAS & RESOLVIDAS, mas ocorrerão como CONSEQUÊNCIA por mais ESTRANHO que PAREÇA aos nossos Cidadãos Brasileiros.

    2) Atuar para Neutralizar os NÃO–ÉTICOS, visando evitar que SEUS Trabalhos /Esforços sejam jogados nos RALOS da VIDA.

    3) Lutar / Trabalhar, com BASE na Soma de Esforços, visando Construção de RESULTADO de QUALIDADE, certo que de Outras Formas não evitará que TUDO continue indo para os RALOS da VIDA.

    OBSERVAÇÃO: NÃO é SUFICIENTE, apenas nos apontar outros ABSURDOS a serem COMBATIDOS ! ! ! ! ! !

    NOTA 01: “Quando Sonhamos SOZINHOS é só um SONHO, mas quando Sonhamos JUNTOS é o início de uma Nova Realidade” (D. Helder Câmara) – apresente as suas MANIFESTAÇÕES (Críticas, Sugestões, ETC.), utilizando o Endereço Eletrônico: missao.tanizaki@gmail.com, certo que muitos na Sociedade Brasileira, inclusive a Equipe BR do A G U A P É, te agradeçerão.

    NOTA 02: torne-se DIFERENTE no seu Dia a Dia, certo que no FUTURO, não distante, conseguirá FANTÁSTICOS RESULTADOS que poucos conseguem – na medida do possível inicie o seu DIA, arregaçando as mangas & mãos as obras no cumprimento das suas Obrigações / Deveres, certo que vai Pré-Aquecer a sua MENTE para realizar, com SABEDORIA os TRABALHOS do DIA a DIA, entre OUTROS.

    NOTA 03: a Equipe BR do A G U A P É já tomou as iniciativas para a criação da OSCIPE – Equipe BR do A G U A P É, visando abrir OFICIALMENTE as PORTAS para toda Sociedade Brasileira, principalmente para os PESQUISADORES, AUTORIDADES e os POLITICOS que se apresentarem Interessados pelo A G U A P É.

    LEMBRETE: um dia nos APOSENTAMOS dos Trabalhos que garantem o Pão Nosso de Cada Dia, mas muitos Trabalhos Nobres estão aguardando por nossa AJUDA – Desenvolver os referidos Trabalhos Nobres faz parte dos Nossos DEVERES / OBRIGAÇÕES NOBRES e são BÁSICOS para nos manter FELIZ no Dia a Dia ! ! ! ! ! !

    Um Abraço Fraterno aos Interessados pelo A G U A P É,

    MISSAO TANIZAKI
    Servidor Público Federal
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@gmail.com (Usual)
    missaotanizaki@yahoo.com.br (Alternativo)
    OSCIPE (*) – Equipe BR do A G U A P É
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: